O sono reparador é aquele que nos dá a sensação de descanso quando acordamos, é quando produzimos e metabolizamos diversas substâncias importantes para o funcionamento do organismo.

Apneia do sono é um problema respiratório que ocorre durante o período do sono, caracterizado por interrupções breves e repetidas do ciclo respiratório.

A palavra apnéia significa “sem ar” ou parada da respiração. As vias respiratórias são bloqueadas e o ar não chega aos pulmões. Com a respiração interrompida, a pessoa desperta brevemente para reassumir a inspiração sem ter consciência disso.

Os sintomas mais comuns da apnéia do sono são ronco alto, sono inquieto, sonolência excessiva diurna, dor de cabeça matinal, dificuldade de concentração, depressão, pressão alta, além de outros prejuízos causados pelo cansaço.

O reconhecimento do problema é importante, pois apnéia pode estar associada a várias alterações como problemas cardíacos, pressão arterial elevada, diabetes tipo 2 e, em casos mais graves, pausas respiratórias maiores podem levar a óbito.

 

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é realizado pelo médico especializado com a ajuda de exames específicos como a Polissonografia, exame que avalia o sono do paciente. Após o dagnóstico confirmado, o médico o direciona para o tratamento mais adequado, o uso de CPAP, cirurgia,fonoterapia entre outros.